5 Erros que destroem o seu Portal de Notícias

Categoria: dothnews
redação

Recentemente tivemos aqui na dothCom acesso a um trabalho de TCC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) onde uma acadêmica listou todos os Portais de Notícias que tinha no Estado.

Para nossa surpresa, encontramos uma listagem com 400 links de portais, sendo apenas na capital Campo Grande, 40 sites de notícias!

Vai ter site de notícia assim lá na China gente!!!!

Bom… começamos a fazer um trabalho onde acessamos um a um pra ver como eram estes portais, seus pontos fortes e fracos e notamos que muitos deles já não estavam mais online.

E outra coisa: COMO TEM SERVIÇO RUIM SENDO ENTREGUE!

Dentro de todas as análises realizadas, resumimos 5 erros que estão acabando com os portais:

1. Site demora para responder
2. Site fica fora do ar muitas vezes
3. Sem versão para smartphones
4. Erros ortográficos
5. Layout não agradável

Abaixo eu descrevi melhor cada item exposto.

1. Site demora para responder

Dos vários sites que abrimos, alguns pareciam não estar mais online ou demoram muito pra abrir deixando a tela em branco enquanto estava sendo carregado.

A impressão que dava era que não existia mais o site e já podíamos fechar o navegador.

Imagina o usuário tentando acessar seu portal e o mesmo precisando esperar muitos segundos ou as vezes até minutos pra ter acesso a informação que ele deseja. É muito provável que ele desista e vá obter a informação no Portal concorrente que abre mais rápido que o seu.

Existem muitos fatores que influenciam na questão do seu Portal ser rápido ou lento. Entre elas posso elencar a questão de uma boa hospedagem, de como seu portal foi desenvolvido, do tipo de conteúdo que você está disponibilizando, entre outros.

Como hoje a briga dos Portais de Notícias é ter um bom ranqueamento nas pesquisas do Google, recentemente o mesmo passou a validar a velocidade de carregamento do seu site e utilizar estas informações como mais uma das métricas para ranqueamento.

Ou seja, pra ter seu portal bem posicionado nas pesquisas, você precisa também se preocupar em ter um site rápido.

Uma excelente ferramenta para você verificar a quantas anda seu site é o serviço do Google Labs:

http://pagespeed.googlelabs.com/

Alguns problemas que notamos aqui na dothCom com algumas redações que utilizam a nossa Plataforma de Notícias DOTHNEWS é o fato do jornalista publicar o conteúdo sem nenhum tipo de critério ou preocupação em relação ao peso das imagens e recursos adicionados nos posts (não vou nem comentar dos banners do site).

Já pegamos imagens cadastradas com mais de 3mb e recursos em flash que consumiam muito tempo para serem carregados em uma conexão relativamente boa de internet. Imagina a galera dos celulares como devem sofrer.

Otimize as imagens. Prefira sempre os formatos *jpg e *gif. Se a qualidade for realmente importante, *png.

Editores de imagem como o Photoshop são ótimas ferramentas para isso.

2. Site fica fora do ar muitas vezes

Uma outra coisa que começamos a reparar aqui é que quando chega um novo LEAD para site de notícias, geralmente é porque o Portal do cliente começa a ficar fora do ar.

Quando entro em contato para falar sobre a nossa Plataforma DOTHNEWS, a preocupação principal do cliente é saber se o site dele não vai sair mais fora do ar.

Vou te falar que se alguém GARANTIR que o site dele NUNCA vai ficar fora do ar, tome cuidado, nós aqui na dothCom buscamos sempre um serviço mais estável possível e que tenha o UPTIME próximo de 100%.

Não preciso ficar justificando o porque seu site vai perder acessos se ele ficar constantemente fora do ar. É até uma questão de lógica.

Se o leitor do seu Portal tenta uma vez e não consegue entrar no site, tenta a segunda, terceira, a quarta vez ele já está vendo a notícia em outro site.

Busque um serviço de hospedagem que possa ser o mais estável possível, lembrando que precisa estar dentro das suas possibilidades financeiras para tal.

Geralmente, quando mais estável o serviço, mais dedicado ele é e consequentemente maior valor agregado ele vai ter .

3. Sem versão para smartphones

De alguns meses pra cá, ao monitorar nossos cliente através dos relatórios do Google Analytics, na Visão Geral do menu de Tempo Real, comecei a reparar que a porcentagem de dispositivos mobiles que navegavam em nossos Portais era quase 50% dos acessos e geralmente no finalzinho do dia, alguns dos portais tinham mais celulares acessando do que computadores.

Hoje, praticamente na pior situação, os mobiles já correspondem a 50% e em muitas vezes chegam a 70% a 85% dos acessos do Portal.

Quando um usuário entra através de seu celular em seu Portal e aparece TODO O SITE pequeno em sua tela, começa aquele aumenta e diminui com os dedos pra achar e ler o conteúdo que busca.

É uma experiência extremamente ruim pra quem está buscando praticidade e comodidade para se manter atualizado.

Ou seja, não tem como um bom Portal de Notícias não possuir uma versão mobile para seus leitores.

4. Erros Ortográficos

Toda vez que eu tento escrever algum texto pra jogar em nosso Blog, é sempre uma tragédia!

Primeiro porque seu engenheiro, segundo que não sou muito bom de escrever, e terceiro é que sempre tem muito erro que nem mesmo o corretor ortográfico do Word consegue me salvar.

Enfim…. ossos do ofício! Uma hora o pessoal aqui percebe que escrever não e comigo.

No seu Portal de notícias, pior ainda se um leitor se depara com erros ortográficos. Para ele, quem está escrevendo aquele texto é um jornalista formado e altamente competente. Onde já se viu tantos erros de escrita e concordância.

Bom, é assim mesmo que acontece. Precisamos entregar sempre um conteúdo livre de qualquer tipo de erro para garantir o mínimo de relevância para quem vai ler e fazer que o usuário compartilhe e volta a visitar o seu Portal.

Excrever erado jera deskredibilidade e afujenta seus leitorez.

5. Layout não agradável

Nesse quesito de layout eu sou até suspeito em falar. Pensa num cara chato e criterioso na hora de aprovar um layout aqui na empresa.

Falar de layout é falar de primeira impressão, de amor a primeira vista.

Se o seu conteúdo é exclusivo, seus textos são perfeitos, seu Portal carrega rápido em qualquer tipo de dispositivo, porém é feio que dói… me desculpem, mas é difícil de engolir logo assim de primeira.

Muitas vezes, a maioria dos seus acessos virão do Google ou Redes Sociais e estes usuários verão seu site uma única vez. Você precisa garantir uma experiência visual agradável para este novo leitor para conseguir engajar ele como consumidor frequente do seu conteúdo.

O usuário final não quer saber qual tipo de programação foi feita ou qual a metodologia foi aplicada no desenvolvimento do seu site de notícias. Se os textos forem interessantes e experiência visual agradá-lo, é possível que ele permaneça consumindo o seu conteúdo.

Dos 400 Portais que analisamos, apenas uns 5% deles salvavam no quesito Layout Agradável.

Na hora de desenvolver seu Portal ou alterar o layout, seja criterioso e veja o máximo de referências possíveis. Tem muito portal grande e já estabelecido que pode trazer idéias interessantes ao seu projeto.

Bom, é isso.

No Google você encontra muito conteúdo bom sobre cada item destes que apresentei pra vocês.

Se você não possui o Google Analytics instalado em seu Portal, peça para seu desenvolvedor configurar e lhe dar o acesso aos relatórios e comece a analisar o comportamento dos seus usuários.

Se você possui um Portal de Notícias e não está satisfeito, dá uma na olhada Plataforma de Notícia que temos.

Vai que rola mais um case de sucesso!

Se tiver alguma dúvida pode me mandar e-mail no gustavo[a]dothcom.net ou deixa um comentário abaixo.

Ah…. se gostou, compartilhe este post em suas redes sociais.

Abc.


Sobre o Autor
Gustavo Mattos Engenheiro da Computação e CEO da empresa dothCom.
Posts Relacionados
Comentários