5 Dicas para melhorar a experiência de compra no seu e-commerce

1. Crie um site clean e organizado
Exagero de cores, produtos e informações com a intenção de chamar a atenção do consumidor, acabam surtindo efeito contrário ao desejado, deixando o internauta confuso e com vontade de sair da sua página. Tenha cuidado com o excesso ou falta de links.
O site deve ser o mais limpo e organizado possível, para que o usuário encontre todas as informações que necessita em primeira mão ao acessá-lo. Muitos usuários não têm tempo e paciência para navegarem em sites buscando informações específicas, e acabam abandonando sua página em poucos segundos, por isso é importante que o site tenha foco, organização e seja visualmente limpo e agradável.

2. Deixe os botões de ações bem visíveis (Call to action)
O usuário não vai querer perder tempo procurando o botão de comprar ou de colocar um produto no carrinho. Facilite a vida do seu cliente e amplie suas chances de conversão. Tenha os botões de ações bem visíveis, de forma que o consumidor não perca tempo procurando esses botões e acabe mudando para um site mais acessível. O Pessoal da MestreSEO fez um post bacana sobre Call To Action.

3. Ofereça uma versão móvel
Com o crescimento do número de usuários de internet 3G e mais recentemente 4G nos telefones celulares e o crescimento do comércio de tablets, é cada vez maior o número de pessoas que navega na internet com um dispositivo móvel. Internautas que estejam usando celulares e tablets poderão navegar da melhor maneira possível em sua página e realizar a compra. Por isso é muito importante que você pense na versão móvel para seu site.

4. Mantenha o estoque em dia
Deve sempre se ter em mente que a função básica do estoque disponível para Web é limitar a venda com o máximo de certeza do cumprimento das promessas de entrega. Exiba em seu site somente os itens com disponibilidade de estoque. Não deixe que páginas com produtos indisponíveis sejam anunciadas para o consumidor. Garanta a rápida reposição do estoque ou tire produtos indisponíveis do ar.
O ditado popular “não prometa o que você não pode cumprir” se tornou uma máxima do e-commerce, afinal, ao vender o que você não pode entregar, corre o risco de causar danos irreparáveis ao que é mais valioso ao lojista, que é a relação da sua marca com o cliente.

5. Realize testes A/B
Os Testes A/B é são métodos de testes de marketing através do qual uma amostra de referência é comparado com uma variedade de outras amostras, a fim de melhorar o porcentual de conversão do site. Esses testes são muito utilizados na indústria para avaliar versões diferentes de um mesmo produto. O Teste A/B avalia o comportamento do usuário enquanto interage com duas ou mais versões de uma página. É uma técnica que visa comprovar quais mudanças dentro do site podem realmente melhorá-lo e quais podem piorá-lo. Afinal, nada melhor que tomar decisões baseadas em dados e provar que escolha do HiPPo nem sempre é a melhor para o negócio.

Quais as cores mais atrativas para a sua página?
Em que lugar da página o botão de compra recebe mais cliques e qual o tamanho ideal?
Tudo isso pode ser descoberto com os testes A/B.

 

Esta procurando uma plataforma de e-commerce que ofereça um design clean e com foco em conversão? Conheça o dothShop.

 


Sobre o Autor
Autor
Posts Relacionados
Comentários